Voz da Notícia PB

A pesquisa eleitoral PB Agora/Instituto Anova, divulgada nesta segunda-feira (07) na Paraíba, trouxe uma realidade que se repete: uma tendência que aponta uma vitória diferenciada do atual Senador e pré-candidato à reeleição, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Como o eleitor deverá votar, em 2026, em dois senadores, a indicação de quem tem maiores chances de ser eleito tem suas peculiaridades e deve ser analisada de forma diferenciada. 

Um fato interessante – e importante – que deve ser levado em consideração é que, de acordo com a pesquisa, Veneziano tem a liderança do 2º voto para o Senado, na preferência do eleitor paraibano. Esse fator é fundamental para o cálculo final que definirá os eleitos. Na eleição de 2028, quando Veneziano disputou o Senado e foi eleito o Senador mais votado da Paraíba, o cenário era o mesmo apresentado pela pesquisa PB Agora/Instituto Anova. 

Nos dias que antecederam o pleito de 2018, Veneziano aparecia em 3º lugar nas pesquisas de intenção do 1º voto e era o líder absoluto na preferência do eleitor paraibano para o 2º voto, com tendência clara de crescimento no 1º e de manutenção da liderança no 2º. E o cenário se repete agora, na pesquisa desta segunda-feira. 

É bom ressaltar que o concorrente que ignorar a movimentação do 2º voto está fadado a cometer um grande equívoco, que poderá leva-lo à derrota nas uras. Em 2018, pela evolução das pesquisas e pelo resultado final, observa-se que Veneziano liderava absoluto o 2º voto, mas mantinha os olhos bem abertos em relação ao 1º. Tanto que ele crescia a cada pesquisa e isso fez com que suas estratégias o levassem a evoluir o suficiente para, nas urnas, chegar em primeiro lugar e se tornar o Senador mais votado da Paraíba, com 844.786 votos (24,63%), na soma de 1º e 2º votos. 

Para corroborar com esta análise, basta lembrar que a última pesquisa (na época do extinto Ibope), divulgada pelas emissoras afiliadas da Globo na Paraíba, apontava Veneziano na frente (somando 1º e 2º votos), com 25% – exatamente o que Veneziano obteve nas urnas, considerando que, pela metodologia do Ibope à época, os números eram divulgados com arredondamento (24,63% eram arredondados para 25%).

Some-se a isso o fato de que Veneziano tem se esforçado para atender as demandas dos municípios paraibanos e pode se gabar de ter investimentos conseguidos por sua atuação em todos os 223 municípios do estado. Além do mais, tem se notabilizado como “o político que consegue as coisas” junto ao governo federal, no dizer popular. Tudo isso tem gerado o reconhecimento de prefeitos, lideranças políticas e, principalmente, da população.